:Blog DW Brazil:

O BOM MOMENTO DO TURISMO NO BRASIL

Postado por Dw Brazil em 18/set/2013 - Sem Comentários

O cenário atual do turismo nacional é o melhor possível, e não se trata de estimativas ou previsões futuras positivas, mas sim de fatos que ilustram uma realidade cujos efeitos já se fazem presentes: o turismo no Brasil vive seu melhor momento. Os números não nos deixam mentir e a tendência é melhorar.

Turismo interno

VISTA AEROPORTO RJ

Vista do Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro

 

Para começar, o brasileiro nunca esteve tão interessado em conhecer o Brasil como atualmente. Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo no início deste ano sobre intenção de viagem revelou que entre os brasileiros que pretendem viajar em 2013, 68,7% visitará outras cidades brasileiras, contra apenas 23,3% que afirmaram ter intenção de visitar outros países. Como a pesquisa foi feita em janeiro, conclui-se que estes resultados não foram influenciados pela alta recente do dólar, refletindo o aquecimento do mercado interno de turismo.

Apesar de a maioria optar por conhecer destinos nacionais, o meio de transporte mais recorrente é o avião, escolha apontada por 53% dos entrevistados, enquanto 26,8% afirmaram que irão de carro. Isso se deve às facilidades atuais para voar no Brasil muito em função da maior concorrência neste mercado em relação a décadas anteriores, que favoreceu a baixa dos preços da passagem aérea e mudou o perfil do consumidor deste nicho. Como consequência, o setor foi obrigado a amadurecer para atender a esta nova demanda, fortalecendo este nicho do mercado turístico.

Brasil: rota internacional

estadio de futebol

Cerimônia de abertura da Copa das Confederações em Brasília

 

E não é só o brasileiro que quer conhecer mais o Brasil, há gente de todo o mundo vindo para cá. A atual estabilidade da economia nacional em face à crise de grandes potências fortaleceu a imagem do país no exterior e atraiu ainda mais o interesse de visitantes e investidores internacionais. Para completar, a boa imagem externa do país tem movimentado o cenário nacional de grandes eventos.

Uma pesquisa recente realizada pela Fundação Getúlio Vargas revelou que nos últimos oito anos o número de eventos internacionais realizados no Brasil aumentou de 28 para 360, gerando lucros para os mais diversos segmentos do setor turístico. Os eventos internacionais sediados aumentaram não só em número, mas também em tamanho e importância. Em 2012 o Brasil sediou o Rio +20 e este ano a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, todos eventos de grande porte e importância.

Os próximos grandes eventos são a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, sendo que o país está concorrendo para sediar a Expo em 2020, para continuar consolidando seu nome entre os principais destinos de eventos internacionais no mundo.

Bom momento para investir

Com o turismo interno e internacional aquecidos no Brasil, este é um excelente momento para investir neste mercado, seja especializando-se ou através de recolocação profissional. O momento é bom principalmente porque o mercado padece de mão de obra especializada, já que o relativamente rápido crescimento – especialmente no que tange ao aumento da demanda internacional – não foi acompanhado pela profissionalização dos profissionais.

Muitos já começaram a se especializar e muitos outros devem seguir o mesmo caminho para preparar-se principalmente para a Copa do Mundo e Olimpíada, que certamente demandarão grande quantidade de mão de obra e exigirão qualificação profissional. De todo modo, o momento é próspero para o turismo e quem investir certamente terá um bom retorno.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!